quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O que é displasia mamária

A boa notícia é que não é nada grave. A má é que esse quadro pode, sim, causar bastante incômodo. Entenda

Por Naíma Saleh - atualizada em 20/02/2015 17h12


Displasia mamária pode até parecer nome de doença, mas não é. Trata-se de uma síndrome, ou seja, de um conjunto de sintomas, cujas características principais são dor e inchaço das mamas. A causa é hormonal, por essa razão, é no período pré-menstrual que as mulheres costumam ser acometidas por esse desconforto. Geralmente aquelas que tomam anticoncepcional tendem a sofrer menos com a displasia mamária, porque os picos hormonais são mais controlados.
Seios; mama; sutiã; mulher (Foto: Thinkstock)

Felizmente, essa condição não é grave, nem sinaliza a presença de qualquer outra doença - desde que esse mal-estar não se torne permanente. “Como as glândulas mamárias ficam muito inchadas podem ser confundidas com caroços”, explica o mastologista Fábio Arruda de Oliveira, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP). Justamente por isso, é recomendado que as mulheres esperem até o término da menstruação para realizarem o autoexame das mamas. “Na dúvida, vale ir a um profissional, examinar, ver quais são os antecedentes familiares e com regularidade fazer um exame de imagem”, recomenda Fábio. Vale lembrar que a partir dos 35 anos é recomendado realizar anualmente a mamografia.
Como tratar a displasia?
O tratamento é variável. Na maioria das vezes, os médicos se encarregam apenas de aliviar os sintomas com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Nos casos mais severos, em que a dor e o inchaço já atrapalham o dia a dia, “são indicados medicamentos que bloqueiam a ação hormonal nas mamas”, explica o mastologista Isaac Fermann Neto, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (AMB), responsável pelo Ambulatório de Câncer de Mama do Hospital Santa Catarina (SP).
Algumas medidas simples podem ajudar a aliviar o desconforto:
- Trocar o sutiã pelo top de ginástica – sustenta melhor a mama sem apertar tanto;
 - Fazer compressas quentes para aliviar a dor;
- Apesar de não haver uma comprovação científica, alguns médicos orientam que as mulheres diminuam a ingestão de café, chá e sal na segunda metade do ciclo menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário