terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Chia...


A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto. Ela elimina gordura, ajudando a emagrecer. As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, ela vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos.
Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Ela é rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.

Como consumir a chia
A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteico quando comparados a indivíduos sedentários. Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. Ela não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta), vitaminas de frutas, e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário